fbpx

Sistema de garantia da qualidade

A AVFARMA tem como uma de suas premissas a busca contínua pela integridade nos negócios. Esse compromisso é baseado no cumprimento das leis e regulamentos e, principalmente, na ética e transparência dos processos.

Aliado ao cumprimento da regulamentação está o fomento à conscientização dos profissionais do laboratório, que regularmente participam de treinamentos de atualização complementares às normas. A AVFARMA busca sempre o comprometimento e a colaboração de todos os seus profissionais para uma atuação ética e íntegra, conforme manual de código de ética farmacêutica.

 

Gestão de Qualidade

Ao longo dos anos, a AVFARMA  vem estruturando seus processos de acordo com os conceitos da Gestão de Qualidade Total, que abrange os aspectos técnicos e a visão da satisfação dos clientes externos e internos.

A Gestão de Qualidade Total consiste em pensamentos estratégicos antes do agir e do produzir. Estão inseridas aí o compromisso ambiental, os controles dos processos internos, o processo de seleção, qualificação e aquisição dos insumos e medicamentos utilizados na empresa e programas contínuos de capacitação e qualificação dos colaboradores.


Compromisso ambiental

Localizada em centro urbano, a AVFARMA  tem especial comprometimento no que se refere à Responsabilidade Ambiental. Tanto a característica estrutural, quanto os processos referentes à gestão de resíduos obedecem às principais normas ambientais vigentes.

Tratamento de ar: contamos com filtros de ar na área de produção. Os equipamentos recebem manutenção periódica – o que garante a exaustão de ar limpo no meio ambiente. Essa prática preserva a saúde dos nossos colaboradores e de toda a comunidade do entorno.

Tratamento de resíduos químicos: as embalagens finais e o acondicionamento para transporte também recebem atenção especial, com segregação e destinação final adequadas. Esse processo garante reciclagem de material reciclável e tratamento correto aos resíduos químicos, que são incinerados segundo as legislações vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Captação e tratamento do resíduo de clientes: a AVFARMA conta com um programa de captação e tratamento adequando para os resíduos citotóxicos gerados por clientes que utilizam os serviços da empresa, realizando a destinação final desses detritos de forma correta.

Coleta seletiva de resíduo comum: a AVFARMA possuiu procedimentos específicos para coleta seletiva e descarte correto de resíduos comuns, classificados como tipo D

Reciclagem dos paramentos: os profissionais da AVFARMA são munidos de informações sobre procedimentos em caso de acidentes, além de orientações sobre o uso indispensável de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC), oferecendo total segurança ao operador em tempo integral. Dessa forma, certificamos que todos estão sempre preparados caso haja a necessidade de um procedimento emergencial. Os paramentos utilizados e que não tenham vestígios de contaminação são encaminhados para reciclagem.

Capacitação e treinamento de equipe com relação à responsabilidade ambiental: todo o processo produtivo, desde a captação de material à entrega do produto final ao cliente, passa por rigoroso controle e cuidado quanto à exposição acidental aos produtos citotóxicos. Além disso, todos os colaboradores da AVFARMA e prestadores de serviço terceirizados recebem treinamento sobre Biossegurança de forma contínua.

Sustentabilidade: no que diz respeito à utilização da água, a AVFARMA colabora com as medidas de redução de consumo e uso racional, sempre identificando os vícios de desperdício e adotando procedimentos corretos para o uso adequado. Com relação ao uso racional de eletricidade, a AVFARMA sempre opta pela aquisição de equipamentos que apresentem o melhor desempenho sob o ponto de vista de eficiência energética, verificando, quando possível, o selo Procel e o selo Inmetro. Os colaboradores são treinados e orientados sistematicamente contra hábitos e vícios de desperdício, criando consciência sobre atitudes preventivas com relação ao consumo de água e energia elétrica, bem como sobre a redução da produção de resíduos sólidos.

 

Controle dos processos internos

A AVFARMA atende às principais legislações brasileiras como RDC 67/2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias. A RDC 220/2004 da Anvisa aprova o regulamento técnico de funcionamento dos Serviços de terapia antineoplásica, bem como as regulamentações internacionais como a farmacopeia americana (USP).

Todos os processos internos realizados na AVFARMA estão escritos e padronizados de acordo com os Procedimentos Operacionais Padrão. Os colaboradores que ingressam na área de produção são validados quanto à técnica de degermação de mãos e antebraços. Os farmacêuticos manipuladores são validados em relação à técnica asséptica de manipulação (Media Fill).

O controle de validações é informatizado por meio de sistema próprio, que sinaliza a data da próxima revalidação. Já as salas que compõem a área de produção são todas certificadas periodicamente, a fim de garantir que o local está adequado à produção.

O monitoramento ambiental em relação aos fatores físico-químicos como temperatura, umidade e pressão é realizado por meio de termo-higrômetros e manômetros que registram os valores durante todo o processo produtivo e são arquivados diariamente em nossa base de dados. Os monitoramentos dos níveis microbiológicos são realizados diariamente. A emissão de relatórios e estudos estatísticos leva ao acompanhamento contínuo da produção, minimizando desvios de qualidade e tratando-os de maneira rápida e eficiente, o que gera resultados tanto para o cliente externo quanto para o cliente interno.

 

Seleção, qualificação e aquisição de insumos e medicamentos

Existe um processo de seleção e qualificação tanto dos fornecedores de insumos e medicamentos, quanto das prestadoras de serviços. Nesta avaliação, são levados em consideração os aspectos exigidos pela Anvisa e pelas normativas internas estabelecidas pela AVFARMA.

A inspeção visual de todos os insumos e medicamentos adquiridos pela empresa é realizada sistematicamente e o estoque é gerenciado virtualmente por sistema próprio, o qual é abastecido com todas as informações pertinentes de cada produto.

 

Programa de qualificação de colaboradores

Os profissionais da AVFARMA recebem treinamento interno periodicamente e são estimulados a participar frequentemente de  treinamentos externos de qualificação, que gera recompensas individuais e para a equipe.