Transformações de Formas Farmacêuticas

Atualmente, existem diversos medicamentos disponíveis no mercado utilizados em diversos protocolos de tratamento. Em sua totalidade, as formas farmacêuticas que são comercializadas, se apresentam na forma de comprimidos ou cápsulas podendo gerar inconveniente para alguns pacientes que necessitam ter doses ajustadas ou que apresentam dificuldade de deglutição.

A Resolução da Diretoria Colegiada 67 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aponta que a transformação de forma farmacêutica compreende na manipulação de especialidade farmacêutica objetivando o preparo de uma forma farmacêutica a partir de outra. Segundo essa legislação, a realização desse procedimento fundamenta-se na elaboração de doses unitarizadas e estáveis por um período definido, tendo a finalidade de atender as necessidades terapêuticas dos pacientes em atendimento nos serviços de saúde.

Foi determinado por essa resolução que as preparações provenientes dessas transformações terão como prazo de validade 48 horas após sua manipulação, conforme prescrição médica, com formulação individualizada. É observado a existência das formulações presentes na farmacopeia para posteriormente procurar uma fórmula descrita na literatura científica e caso não seja possível encontrar tal formulação, o farmacêutico deve desenvolver uma formulação.

Na AVFARMA, é realizado a transformação de especialidades ou formas farmacêuticas, de acordo com a legislação vigente, quando da indisponibilidade da matéria prima no mercado ou ausência da especialidade na dose e concentração e ou forma farmacêutica compatíveis com as condições clínicas do paciente, de forma a adequá-la à prescrição.

Essa prática é realizada por farmacêuticos treinados e com experiência no setor magistral em ambiente de áreas limpas, com área e sistema de ar condicionados segregados das áreas destinadas à manipulação de medicamentos injetáveis.

Conheça mais sobre a disponibilidade do serviço de modificação de especialidades farmacêuticas conosco que possibilita o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, podendo garantir melhor adesão à terapia medicamentosa, assegurando a eficácia e segurança dos pacientes que não conseguem se adaptar a forma farmacêutica atual.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.
Caso precise de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio de janeiro e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!

Whatsapp: 21 95955077
E-mail: comercial@avfarma.com.br

Referências Bibliográficas:

1) NISSEN, L. et al. Solid medication dosage form modification at the bedside and in the pharmacy of Queensland Hospital. Journal of Pharmacy Practice and Research, Australia, 39 (2): 129-134, 2009.
2) GLASS, BD. et al. Stability considerations in liquid dosage forms extemporaneously prepared from commercially available products. Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Edmonton: Canadian Society for Pharmaceutical Sciences, 9(3): 398-426, 2006.
3) BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Resolução RDC n 67 de 08/10/2007. Diário Oficial da União.

Compartilhe esse conteúdo