fbpx

Transformação de formas farmacêuticas como solução para pacientes pediátricos e em uso de sonda alimentar

No mercado brasileiro, atualmente, a maioria dos medicamentos disponíveis estão na forma de comprimidos e cápsulas. Diante disso, pacientes que não conseguem deglutir formas farmacêuticas sólidas, como crianças e pessoas em uso de sonda alimentar, muitas vezes têm seu tratamento prejudicado pela falta dessas formulações. Considerando que a utilização da forma farmacêutica adequada é essencial para a adesão ao tratamento, muitas vezes a transformação desses medicamentos é capaz de assegurar a eficácia e segurança do tratamento de acordo com as condições clínicas de cada paciente.

Quando não há a disponibilidade comercial do medicamento ou insumo para preparação direta, o trabalho do profissional farmacêutico é fundamental na transformação das especialidades medicamentosas. Essa transformação, de acordo com a RDC 67 de 2017 (legislação que rege as atividades realizadas em farmácias de manipulações), poder se dar, também, quando não há disponibilidade da matéria prima no mercado ou ausência da especialidade na dose e concentração.

Os principais riscos associados à prática de transformação ocorrem quando as modificações são realizadas em comprimidos ou cápsulas nas quais esses procedimentos são contraindicados. Esses riscos também se manifestam quando se lida com medicamentos cujo princípio ativo seja teratogênico ou citotóxico, como é o caso dos antineoplásicos, uma vez que sua maceração pode trazer riscos para o manipulador.

A fim de equacionar essa questão técnica, em 2019, a AVFARMA passou a oferecer o serviço de transformação de forma farmacêutica. Esta prática é executada em ambiente de áreas limpas, com área e sistema de ar condicionados segregados das áreas destinadas à manipulação de medicamentos injetáveis. A execução dessa transformação é realizada por farmacêuticos treinados e com experiência no setor magistral.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre a disponibilidade do serviço de modificação de especialidades farmacêuticas!