Radioterapia

Radioterapia é uma modalidade de tratamento oncológico utilizada para destruir ou inviabilizar o crescimento de um tumor, assim como controlar sangramentos, dores e outros sintomas para proporcionar alívio nesse grupo de pacientes.

A radioterapia pode ser empregada como neoadjuvante, adjuvante, curativa e paliativa.

Entenda a diferença:

  • Neoadjuvante: tem a finalidade de diminuir o tamanho do tumor;
  • Adjuvante: associação da radioterapia com à quimioterapia ou à cirurgia;
  • Curativa: a radioterapia é considerada a principal arma no combate ao câncer, podendo ser associada à quimioterapia ou utilizada em casos no quais não é possível realizar cirurgia.
  • Paliativa: melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico.

Nesse tratamento, são empregados uso de feixes de radiações ionizantes para destruir as células doentes e preservar as sadias fazendo com que se tenha o menor dano possível. É um método terapêutico rápido indolor e a sensação que o paciente possui se assemelha a uma radiografia.

Alguns fatores são determinantes para definir qual será o número de sessões de aplicações desse método, tais como: a extensão e localização do tumor, resultados dos exames clínicos e o estado do paciente que será submetido a radiação.

A programação desse tratamento ocorre através do aparelho chamado simulador. A partir de exames de imagens, a equipe médica identifica a área a ser tratada, delimitando a pele do paciente com uma tinta vermelha. Em alguns casos, pode-se utilizar moldes de plástico para que o paciente permaneça na mesma posição durante a aplicação, como é o caso dos pacientes que realizam esse tratamento na cabeça e pescoço.

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ocorrer de duas formas:

1) Teleterapia
A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias.

2) Braquiterapia
Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia), de uma a duas vezes por semana.

Possíveis efeitos da radioterapia:

Os efeitos que a radioterapia pode desencadear estão condicionados a dose de tratamento empregada, da extensão da área irradiada, do tipo de aparelho que é utilizado responsável por emitir radiação e da adesão do paciente às recomendações durante o seu tratamento.

Os efeitos mais frequentes são:

  • Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos
  • Cansaço
  • Reação da pele

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery. Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio de janeiro e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!

Whatsapp: 21 95955077
E-mail: comercial@avfarma.com.br

Referências Bibliográficas:

1) INCA. Tratamentos Oncológicos. Disponível em :https://www.inca.gov.br/tratamento/radioterapia. Acesso em: 13 jul, 2020.
2) A.C.CAMARGOCANCERCENTER. Radioterapia. Disponível em:< https://www.accamargo.org.br/pacientesacompanhantes/radioterapia>. Acesso em: 13 jul, 2020.
3) ABRALE. Tudo o que você precisa saber sobre radioterapia. Disponível em:
https://www.abrale.org.br/revista-online/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-radioterapia/.

Compartilhe esse conteúdo