Qual o significado das siglas dos medicamentos?

Várias vezes, ao adquirir algum medicamento, nos deparamos com diversas abreviações presentes nas embalagens dos produtos farmacêuticos, porém, não sabemos o significado dessas siglas e o motivo delas estarem visíveis.

A informação acerca desses medicamentos envolve diversas características farmacológicas, tais como: formas farmacêuticas, vias de administração, concentração, entre outros. O emprego dessa nomenclatura é realizado para identificação e distinção dos produtos que apresentam o mesmo nome comercial e está ligada aos sistemas de liberação de fármacos.

Cada medicamento é desenvolvido para atuar em uma determinada região do corpo. Alguns fármacos, por exemplo, são desenvolvidos para liberar seu princípio ativo diretamente no local de ação da enfermidade. Desse modo, ocorre uma melhor absorção dessa substância pelo organismo, a fim de protegê-lo e não ocasionar efeito adverso.

Outros fármacos são desenvolvidos para que o intervalo de administração entre as doses seja maior, o que de certa forma, pode facilitar a adesão ao tratamento medicamentoso pelo paciente. Este grupo de medicamentos apresenta liberação controlada, e a sigla contida na caixa do medicamento, infere no tipo de liberação e como o medicamento irá agir no corpo humano.

No caso de medicamentos que apresentam liberação prolongada da droga, este é coberto por um revestimento que se degrada por um determinado período de tempo, para liberar seu princípio ativo e proporcionar um efeito gradativo sistêmico.

Algumas Siglas/Nomenclaturas de medicamentos:

BD (Bis in Die): ‘’Bis in die’’ é uma expressão em latim que apresenta o significado de duas vezes em um dia. Os medicamentos com a sigla BD, portanto, devem ser tomados 2 vezes ao dia.

XR (Extended Release): a liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.

SR (Sustained Release): modalidade da liberação estendida que permite uma rápida liberação de uma dose do princípio ativo, seguida de uma liberação gradual da dose restante por um período de tempo prolongado. Ação rápida e duradoura.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos. Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas:

1) CRF-PR. BD, XR, SR, ER Qual o significado das siglas dos nomes dos medicamentos? Disponível em:< https://www.crf-pr.org.br/uploads/revista/36139/LoaWrP5r1wBcigYykkiUhrbPNQNQtKyd.pdf>.
2) FARMACÊUTICO DIGITAL. Significado das Siglas dos Medicamentos. Disponível em:< https://farmaceuticodigital.com/2020/08/significado-das-siglas-medicamentos.html>.

Compartilhe esse conteúdo