Qual a diferença entre o Colesterol Bom e Ruim?

O colesterol é um tipo de gordura produzida no organismo, sendo responsável por manter as células funcionando, produção de hormônios e vitamina D. Porém, quando em excesso no sangue, pode influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol, o bom, chamado de HDL, e o ruim, conhecido como LDL.

Colesterol bom: HDL

O HDL, também chamado High Density Lipoprotein, age removendo as moléculas de gordura, incluindo o mau colesterol, e levando-as para o fígado, onde são metabolizadas e eliminadas do organismo.
Dessa forma, o HDL ou colesterol bom, atua impedindo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Colesterol ruim: LDL

O LDL, também chamado Low Density Lipoprotein ou colesterol ruim, auxilia no processo de formação dos hormônios. No entanto, quando os valores do colesterol ruim encontram-se aumentados, tem-se o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que ocorre a oxidação das células de gordura, o que influencia na formação de placas dentro dos vasos sanguíneos.

Valores de Referência para o Colesterol

LDL – Low Density Lipoprotein

Menor que 100 mg/dL – Ótimo.
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal.
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto.
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto.
Maior que 190 mg/dL – Muito alto.

HDL – High Density Lipoprotein

Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim).
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal.
Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo).

Sobre a AVFARMA

A AVFARMA é uma farmácia especializada no preparo e vendas de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades terapêuticas, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com entrega em até 48 horas úteis.

Será um imenso prazer atender vocês.
Tel: (21) 99595-5077
E-mail: relacionamento@avfarma.com.br

Referências Bibliográficas:

  1. IMTEP. A diferença entre LDL e HDL colesterol e como controlá-los. Disponível em:<https://www.imtep.com.br/site/2018/07/27/a-diferenca-entre-ldl-e-hdl-colesterol-e-como-controla-los/>. Acesso em: 13 abril, 2021.
  2. HILAB. Colesterol HDL, LDL, Triglicerídeos: entenda de uma vez por todas. Disponível em:https://hilab.com.br/blog/colesterol-hdl-ldl-triglicerideos/. Acesso em: 13 abril, 2021.
  3. TUASAÚDE. Colesterol bom e ruim: quais são e qual a diferença. Disponível em:< https://www.tuasaude.com/colesterol-bom-e-ruim/#:~:text=Colesterol%20bom%20(HDL)%3A%20o,abaixo%20de%20130%20mg%2FdL.>. Acesso em: 13 abril, 2021.
  4. MD.SAÚDE. Colesterol – o que são HDL, LDL e Triglicerídeos? Disponível em:<https://www.mdsaude.com/cardiologia/colesterol/colesterol-hdl-ldl-triglicerideos/>. Acesso em: 13 abril, 2021.
Compartilhe esse conteúdo