Por que Álcool Gel 70%?

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, recomendam como medidas preventivas a utilização de álcool gel para higienização das mãos e objetos de uso frequente, como é o caso de telefone celular, relógios, maçanetas, entre outros.

Notavelmente, a incidência de muitas patologias infectocontagiosas teve uma expressiva redução, demonstrando eficácia para implementação vigente desta medida. Entretanto, nem sempre ocorre a compreensão geral da população do porquê usar álcool em gel na concentração 70%.

Nessa concentração temos 70% de álcool e aproximadamente 30% de água. Essa solução formada facilita a desnaturação de proteínas e estruturas lipídicas da membrana celular, destruindo o microrganismo com maior eficácia do que concentração maiores ou menores de etanol.

Prováveis efeitos do álcool 70%

1) Destruição da membrana celular por mecanismos de desidratação, pois o etanol é higroscópico e hidrofílico;
2) Ocorre a Desnaturação de proteínas após as moléculas de etanol entrar em contato com o citoplasma;
3) Coagulação de enzimas que são responsáveis por atividades celulares essenciais.

Quando é utilizado graduação alcoólica superiores a 70%, observa-se uma menor eficácia, pois ocorre a evaporação mais rápida, diminuindo a interação do etanol com o patógeno. Outro ponto que se pode observar é que a água conduz o etanol para o interior da célula do microrganismo e sem ela, ou com proporções baixas, o álcool desidrata o microrganismo sem matá-lo.

Outra maneira de medida preventiva é lavar as mãos com água e sabão. Quando isso não for viável, utilize álcool gel. Não é necessário realizar as duas ações subsequentes, pois ambas as maneiras já possuem ação bactericida.

Opte por usar álcool gel desenvolvido por estabelecimentos confiáveis tais como indústrias farmacêuticas ou farmácias magistrais, desde que as mesmas sejam licenciadas para a produção deste produto. Atente-se para o número do registro do produto validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pois isso é um indicador para sua segurança.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery. Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio de janeiro e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!

Whatsapp: 21 95955077
E-mail: comercial@avfarma.com.br

Referências Bibliográficas:

1) ROCHON-EDOUARD, S. et al. Comparative in vitro and in vivo study of nine alcohol-based handrubs. Am J Infect Control. 32: 200-4, 2004.
2) KAMPF, G. et al. Epidemiologic background of hand hygiene and evaluation of the most important agents for scrubs and rubs. Clin Microbiol Rev, 17(4): 863-93, 2004.
3) OBSERVIUM. Álcool gel: o que preciso saber? Disponível em:< https://observiumufrj.wixsite.com/observium/single-post/2020/07/07/%C3%81lcool-gel-o-que-preciso-saber>.

Compartilhe esse conteúdo