Outubro Rosa: Conheça outros tipos de câncer que afetam especialmente mulheres

Ainda que Outubro seja um mês voltado para a conscientização e prevenção do câncer de mama, é importante lembrar que além dele, que é o mais comum em mulheres logo depois do câncer de pele não melanoma, há outros tipos da doença que acometem especialmente mulheres e também precisam de muita atenção.

Os cânceres ginecológicos, por exemplo, podem se manifestar em cinco tipos diferentes: no colo do útero, ovário, endométrio, vagina e vulva. Como alguns deles possuem diagnósticos muito difíceis, é fundamental visitar periodicamente o ginecologista para a realização de exames preventivos e de monitoramento.

Dos cinco tipos ginecológicos, o câncer de colo e útero é o que mais afeta as mulheres e este, por sua vez, tem o Papilomavírus Humano (HPV) como sua principal causa sexualmente transmissível. A forma ideal de prevenção da doença pode ser feita por meio da realização periódica do exame papanicolau.

É vital que toda mulher esteja atenta a sintomas como sangramentos atípicos ou fora do período da menstruação e corrimentos anormais. Lembrando que é muito importante consultar seu médico para obter o diagnóstico e as orientações adequadas de acordo com seu quadro clínico específico.

Uma vez diagnosticada, o direcionamento médico para o tratamento pode ser diferente com base nas especificidades de cada caso. Entretanto, independente do método, é importante estar preparada para enfrentar períodos de adaptação ou possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Além disso, a disciplina para a administração dos medicamentos orais nos horários estipulados, quando é o caso, é indispensável.

Na AVFARMA, realizamos o serviço de farmácia clínica, onde acompanhamos o tratamento de cada paciente, oferecendo auxílio farmacêutico personalizado e solucionando possíveis dúvidas. Conheça mais sobre nossos serviços e medicamentos!

Fonte: INCA

Compartilhe esse conteúdo