O papel do farmacêutico no âmbito hospitalar

Conforme o Conselho Federal de Farmácia (CFF), compreende-se como Farmácia Hospitalar uma “unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”.

Nesse cenário, a farmácia hospitalar faz-se indispensável por desenvolver atividades com vertentes clínicas relacionadas à gestão. Devido este setor demandar alto custo, o farmacêutico habilitado a atuar nesse âmbito, deve assumir uma posição gerencial para prover eficiência administrativa e assistencial com a finalidade de empregar métodos adotando padrões de custo-efetividade para diminuir despesas e proporcionar qualidade dos serviços.

O objetivo principal da farmácia hospitalar descrito pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) é auxiliar no cuidado à saúde para melhorar a qualidade da assistência oferecida ao paciente, assegurando a promoção do uso racional de medicamentos e produtos para saúde, além de possuir outras competências como o armazenamento, distribuição, dispensação e controle de medicamentos, assim como, fracionamento e preparo de medicamentos.

Nesse sentido, os farmacêuticos hospitalares precisarão se atualizar constantemente técnico-cientificamente para propor melhorias nas condições de trabalho para alcançar os objetivos supracitados e:
– Assegurar o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos;
– Acompanhar e garantir e a utilização de medicamento;
– Aprimorar a relação custo-benefício das tecnologias e processos assistenciais,
– Implementar estratégias de assistência farmacêutica que estejam de acordo com as diretrizes institucionais;
– Participar continuamente das práticas que possibilitem o desenvolvimento da equipe multidisciplinar.

Referências Bibliográficas:
1) SOCIEDADA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR. Padrões mínimos em farmácia hospitalar. Disponível em: http://www.sbrafh.org.br/site/public/docs/padroes.pdf. Acesso em: 04 maio. 2020.
2) DANTAS, SCC. Farmácia e Controle das Infecções Hospitalares. Disponível em:< http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/130/encarte_farmacia_hospitalar.pdf>. Acesso em: 04 maio. 2020.
3) CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA. Farmácia Hospitalar. Disponível em:< http://portal.crfsp.org.br/images/cartilhas/hospitalar.pdf>. Acesso em: 04 maio. 2020.

Compartilhe esse conteúdo