Novembro Azul: saiba mais sobre o tratamento do câncer de próstata

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens logo após o câncer de pele não-melanoma e cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Como a detecção precoce do câncer ainda é um fator bastante significativo para a obtenção de prognósticos mais positivos durante o tratamento, é vital que homens nessa faixa de idade realizem exames de rotina e estejam atentos a possíveis sintomas.

O tratamento do câncer de próstata pode se dar de formas diferentes de acordo com o estágio da doença em cada paciente. A AVFARMA trabalha com medicamentos de uso oral ou injetáveis que são usados a fim de controlar o câncer e evitar que o quadro em questão se agrave como a Apalutamida, Abiraterona, Bicalutamida, Flutamida, Leuprorrelina e outros.

Além de manipular drogas injetáveis, toda venda de medicamentos orais na AVFARMA garante o acompanhamento farmacêutico clínico do paciente. O profissional farmacêutico, neste caso, poderá administrar fatores como o possível desenvolvimento de hipertensão, diabetes e outras doenças ao longo do tratamento do câncer e cuidar para evitar possíveis interações medicamentosas que possam prejudicar o paciente.

Os medicamentos quimioterápicos, assim como as hormonoterapias, usados no tratamento da doença geralmente provocam alguns efeitos colaterais e, por isso, é fundamental que ele também esteja realizando o acompanhamento frequente e rotineiro tanto com o urologista quanto com o oncologista. Segundo a farmacêutica da AVFARMA, Rebecca Di Lêu, esse monitoramento com os médicos especialistas é primordial, assim como o acompanhamento do PSA livre e total – que é a medida laboratorial voltada para a identificação de alguma possível doença na próstata.

Aproveite o Novembro Azul para ficar com seus exames em dia e cuidar da sua saúde. Converse com seu médico e solicite um orçamento conosco!

Compartilhe esse conteúdo