fbpx

Saiba mais sobre os marcadores tumorais

Os marcadores tumorais estão sendo estudados para identificar uma maneira de diagnosticar um paciente com câncer e mapear a melhor estratégia para estruturação de um plano de cuidados e tratamento, por meio do estadiamento e prognóstico da doença.

Esses marcadores tumorais ou marcadores biológicos, são macromoléculas, geralmente proteínas encontradas nos tumores no sangue ou em outros líquidos biológicos que expressam alterações na concentração em níveis aumentados na presença de células cancerígenas.

Na maioria das vezes, os marcadores são proteínas, variando entre genes, hormônios, enzimas, entre outros. São utilizados na oncologia para auxiliar o manejo clínico, podendo direcionar os processos de diagnóstico, estadiamento, farmacoterapêutica empregada durante o tratamento e a existência de recidiva.

São encontrados através de métodos bioquímicos e imuno-histoquímicas, podendo ser coletados através de sangue, tecido e testes genéticos, a fim de pesquisar algum tipo de alteração genética, oncogenes ou genes supressores de tumor.

Classificação do marcador tumoral

Marcadores Séricos: análise a composição de fluidos, como soro e secreções.

Esses marcadores dividem-se em:

Marcadores de tumor associado, que são produzidos por células não malignas e marcadores de tumor derivado, que são produzidos pelo tumor, enzimas, hormônios, antígenos, etc.

Marcadores celulares ou imuno-histoquímicos: avaliam o tumor por meio de técnicas mais invasivas.

Marcadores Genéticos: sequenciamento de genes e proteínas produzidas, que são expressados em situações de desenvolvimento tumoral.

A escolha de um marcador tumoral é baseada nas características que ele apresenta, tais como: sensibilidade, especificidade, estadiamento do tumor e prognóstico. Eles são utilizados para:

  • Diagnóstico diferencial em pacientes sintomáticos;
  • Estadiamento clínico;
  • Avaliação do local de metástases;
  • Auxílio no diagnóstico;
  • Detecção precoce de recorrência.

Exemplos de marcadores:

  • BRCA1 e BRCA2 Mutações nos genes Tipos de câncer: câncer de ovário e câncer de mama.
  • EGFR Tipo de câncer: câncer de pulmão de não pequenas células.
  • Gene de fusão BCR-ABL (cromossomo Philadelphia) Tipos de câncer: leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide aguda e leucemia mieloide aguda.
  • Amplificação do gene HER2/neu ou superexpressão de proteínas Tipos de câncer: câncer de mama, câncer de ovário, câncer de bexiga, câncer de pâncreas e câncer de estômago.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos. Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas:

1) ALMEIDA, JRC. et al. Marcadores Tumorais: Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Cancerologia. 53(3): 305-316, 2007.
2) INTITUTO ONCOGUIA. Marcadores Tumorais Específicos. Disponível em:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/marcadores-tumorais-especificos/4015/683/.