Entenda porque a manipulação de medicamentos antineoplásicos só pode ser realizada por farmacêuticos

De acordo com a decisão do Tribunal Regional Federal de 2018, apenas profissionais farmacêuticos estão autorizados a manipular e preparar medicamentos antineoplásicos. Assim, nenhum profissional da área de saúde, seja de nível técnico ou superior, é legalmente apto a manipular as drogas, conferindo essa função intransferível e indelegável ao farmacêutico.

A manipulação de quimioterápicos e antineoplásicos, principalmente, exige conhecimentos específicos técnicos, científicos e práticos que apenas um bom farmacêutico domina plenamente – tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Por isso, torna-se imprescindível a atuação desse profissional durante o processo, uma vez que isso garante muito mais segurança tanto para o paciente quanto para o próprio agente manipulador.

Além dos conhecimentos próprios da prática de farmácia, é vital que toda manipulação de quaisquer medicamentos seja feita num ambiente adequado. Na AVFARMA, todos os ambientes foram projetados de acordo com as legislações vigentes. Os processos críticos como técnica de higienização de mãos e a técnica de manipulação são validados a fim de garantir as boas práticas de manipulação – e esses procedimentos são periodicamente revalidados, assegurando, assim, a qualidade de nossas manipulações.

Contando com uma infraestrutura adequada e uma equipe de farmacêuticos de excelência, AVFARMA se compromete a oferecer serviços de qualidade a fim proporcionar a melhor e mais segura farmacoterapia para os pacientes oncológicos.

Conheça aqui nossos serviços e conheça mais sobre nosso trabalho!

Fonte: CFF

Compartilhe esse conteúdo