fbpx

Entenda mais sobre o Herpes Simples e Herpes Zoster

Embora o herpes seja considerado uma doença comum, ela ainda não tem cura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,7 bilhões de pessoas com idade inferior a 50 anos apresentam herpes tipo 1, enquanto outras 417 milhões têm herpes do tipo 2.

O Vírus Varicela-Zóster (VVZ), provocando o herpes zoster e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simples.Dependendo da variante do herpesvírus, a manifestação da doença pode ocorrer em diversas áreas do corpo, cujo tipo 1 acomete a região do rosto e o tipo 2 afeta, preferencialmente, a área genital.

Os sintomas observados são:

o Herpes Simples: caracterizado pelo aparecimento de vesículas a partir de mancha vermelha associada à sensação de coceira e ardor.
o Herpes Zoster: dor na região da lesão da pele, febre, astenia, dor de cabeça.

Fatores de risco para eclosão de feridas

A reativação do vírus pode ocorrer espontaneamente ou por algum estímulo como:

  • Exposição ao sol;
  • Estresse;
  • Alterações hormonais;
  • Diminuição da imunidade por doenças como a AIDS.

Prevenção

Fique atento. Enquanto as vesículas estiverem com conteúdo líquido, tanto no herpes simples quanto na Varicela-Zóster, elas são infectantes. Evite qualquer contato das mãos com as vesículas, pois pode ocorrer a transferência do vírus para outras áreas do corpo.

Recomenda-se ter cuidado com a higiene pessoal, manter relação sexual com preservativo, não beijar a boca de alguém que apresente lesões, não utilizar objetos íntimos de outras pessoas e não tocar na pele de pessoas com a doença em sua fase ativa.

Tratamento

É utilizado medicamentos antivirais. Dependendo da recorrência do herpes pode- se optar por continuar com essa classe de medicamentos de para reduzir a frequência e a gravidade dessas recorrências.

Caso perceba algum sintoma, procure seu médico para ter um diagnóstico adequado.

Na AVFARMA, contamos com uma ampla linha de medicamentos que poderão auxiliar no seu tratamento.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades terapêuticas, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas:

  1. SBD. Herpes. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/>. Acesso em: 22 dez, 2020.
  2. MEDPREV. Como prevenir e tratar herpes. Disponível em:< https://medprev.online/blog/doencas/como-prevenir-e-tratar-herpes>. Acesso em: 22 dez, 2020.