Câncer em cães e gatos: entenda a importância da quimioterapia nos animais

O câncer é uma doença cada vez mais frequente em seres humanos mas que também afeta bastante os animais. A quimioterapia, por sua vez, ainda é uma etapa fundamental para o tratamento da doença em pets, juntamente com os procedimentos de retiradas cirúrgicas dos tumores.

Segundo a veterinária especializada em oncologia e parceira da AVFARMA Mariana Vidale, o câncer tem se tornado cada vez mais notado por conta do aumento da longevidade dos pets – quanto mais idosos, maiores são as chances de desenvolvimento de tumores. Entretanto, este fator não exclui a possibilidade deste tipo de doença se manifestar em animais mais jovens.

Desta forma, é de vital importância que o animal seja acompanhado por um médico veterinário especializado em oncologia desde o início para que o profissional possa encaminhá-lo para o tratamento adequado com o máximo de rapidez. Assim como nos seres humanos, o diagnóstico precoce do câncer em animais também é capaz de aumentar as chances de obtenção de prognósticos positivos.

Os quimioterápicos administrados podem provocar reações diferentes dependendo do animal e o tempo de tratamento pode variar bastante de acordo com o paciente e o estágio da doença. Todavia, os sintomas mais comuns são enjoo, perda de apetite, diarreia e vômitos. Estes, muitas vezes, podem ser solucionados com maior facilidade.

Na AVFARMA, todos o medicamentos oncológicos veterinários são manipulados por profissionais farmacêuticos treinados e são transportados com o máximo de segurança até o paciente. Nossos quimioterápicos são armazenados envoltos em três embalagens identificadas com o nome do animal, do dono e do médico responsável a fim de evitar quaisquer tipos de engano ou contaminação.

Converse com seu veterinário de confiança para que ele solicite um orçamento conosco!

Compartilhe esse conteúdo