fbpx

AVFARMA realizou no último dia 16/10 a sua II Reunião Científica com Tadeu F. Oliveira

Para falar sobre “Áreas limpas e equipamentos associados”, recebemos na 2ª edição da nossa reunião científica na última quarta-feira, Tadeu F. Oliveira. Formado em engenharia mecânica em 1993, atuante na área de projetos, qualificação e certificação de áreas limpas em unidades hospitalares, laboratórios farmacêuticos e farmácias de preparo de medicamentos estéreis há mais de 22 anos. 

Com um conteúdo totalmente voltado a aplicabilidade prática, a apresentação foi iniciada abordando conceitos fundamentais relacionados à infraestrutura, fontes de contaminação e métodos de ensaios para classificação e certificação de áreas limpas. Foram também elucidados os principais parâmetros a serem seguidos para projetar e construir salas limpas, de acordo com as especificações inerentes à áreas com diferentes finalidades. Bem como citadas as normas vigentes que definem os requisitos necessários para sua correta construção e funcionamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além dos parâmetros para o monitoramento de carga microbiana, de acordo com as diferentes classificações, segundo a Farmacopeia Americana, USP. O conteúdo apresentado foi finalizado com o esclarecimento acerca do uso adequado e das principais diferenças entre cabines de segurança biológica e de fluxo unidirecional.

O palestrante agradeceu a oportunidade de participar do evento, organizado pelo Centro de Estudos da AVFARMA: “Excelente iniciativa, um espaço totalmente focado na disseminação de conteúdo científico, público presente atento e participativo.”

Em 2020 teremos uma programação com reuniões científicas bimestrais, que será totalmente divulgado nas redes sociais, para maiores detalhes sigam nossas redes.

Instagram: @avfarma
Facebook: /avfarma
LinkedIn: /AVFARMA