5 benefícios que o acompanhamento farmacêutico traz para o paciente oncológico

Durante qualquer tipo de tratamento médico, é importante que haja o acompanhamento do paciente em todos os estágios. A supervisão dos farmacêuticos clínicos, entretanto, torna-se fundamental principalmente para pacientes mais idosos e polimedicados.

Visão do paciente como um todo

O acompanhamento farmacêutico que é oferecido na compra de medicamentos oncológicos na AVFARMA permite que nosso time analise os pacientes além do aspecto oncológico. Sendo assim, os farmacêuticos veem os pacientes como um todo, zelando pelo bem estar geral deles, orientando para detecção precoce de possíveis efeitos colaterais, doenças de base ou demais sintomas desenvolvidos antes ou durante o tratamento.

Suporte motivacional

Em muitos casos, o tratamento do câncer exige que o paciente tome medicamentos orais por um longo tempo a fim de evitar recidiva dos tumores. Assim, é comum que o paciente se sinta desmotivado e cansado ao longo do tratamento e, por isso, o farmacêutico desempenha um papel muito importante na motivação e incentivo para que nada seja prejudicado no decorrer do processo.

Administração de horários e disciplina com o uso de medicamentos

O acompanhamento da equipe de farmacêuticos clínicos também ajuda os pacientes a lidarem melhor com a administração dos medicamentos nos horários corretos. Dicas e lembretes variam de acordo com cada caso, conferindo exclusividade de acordo com as preferências de cada um.

Cuidado com interações medicamentosas e alimentares

O profissional farmacêutico é capaz de analisar, também, as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer durante o tratamento oncológico. Essas interações, quando não são comunicadas a um profissional, podem prejudicar ou interferir no tratamento em curso e, desta forma, é imprescindível que o paciente não se automedique sem antes consultar seu médico ou seu farmacêutico clínico. Além delas, no aspecto alimentar, o farmacêutico também orienta como e com o que os medicamentos serão administrados concomitantemente.

Equipe multidisciplinar

Ao longo do tratamento oncológico, há outros fatores que são cruciais para a manutenção do bem estar do paciente. Na AVFARMA, disponibilizamos uma equipe multidisciplinar a fim de acompanhar a pessoa sob as óticas farmacêuticas, nutricional e psicológica.

O acompanhamento farmacêutico é oferecido gratuitamente a partir da compra de quaisquer medicamentos orais oncológicos. Solicite aqui um orçamento com a gente!

Compartilhe esse conteúdo